sábado, 31 de outubro de 2009

A Cidade de Mannheim







No noroeste do estado de Baden-Württemberg se encontra a região industrial conhecida como Triângulo Reno-Necar (Rhein-Neckar-Dreieck), formado por Mannheim, Ludwigshafen e Heidelberg. Mannheim se encontra exatamente na confluência dos rios Reno e Necar. Esta localização privilegiada permitiu o surgimento de um dos maiores portos fluviais da Europa e de um importante entroncamento ferroviário e rodoviário. Por Mannheim passam diariamente cerca de 100 trens e a cidade é ponto de encontro de 7 rodovias.

Em comparação com outras cidades européias Mannheim é uma cidade relativamente jovem. Seu plano atual remonta a 1606 e se parece com um tabuleiro de xadrez, um rasgo exótico no velho mundo, o que dá à cidade o apelido de "Quadratestadt" (cidade dos quadrados). A parte da cidade que conserva esta distribuição é conhecida como Mannheimer City. Esta particularidade se reflete no endereço postal; uma casa de estudantes, por exemplo, tem o endereço "G7, 26", onde G7 indica o quarteirão e 26 o número da casa neste quarteirão.

Depois de ter seu castelo em Heidelberg destruído em uma guerra, o regente da região (Kurpfalz) mudou sua residência para Mannheim e ordenou em 1720 a construção às margens da City de um dos maiores castelos barrocos do Mundo. Ele possui cerca de 400 quartos e 1387 janelas. Também às margens da City se encontra a Friedrichsplatz e a Wasserturm (Torre da Água), construída em 1907 e rodeada por fachadas em estilo romântico, e que a marca registrada da cidade.

Entre os moradores mais criativos de Mannheim se destacam K.v.Drais, inventor da "draisina" percursora da bicicleta, e K.F.Benz, que em 1886 apresentou publicamente o primeiro automóvel. Em 1866 C.Istambert fundou a "Sociedade de Inspeção Técnica de Caldeiras a Vapor", organismo encarregado de controlar periodicamente a segurança das caldeiras a vapor da época. Esta sociedade se transformou no que é hoje a Sociedade de Inspeção Técnica (TÜV), que tem a função de inspecionar a segurança de todas as instalações técnicas da Alemanha, além de verificar o estado dos automóveis. F.Huber foi o engenheiro que inventou um trator chamado "Lanz-Bulldog", cujo motor funciona com quase qualquer tipo de combustível. Também residiram durante algum tempo em Mannheim dois dos maiores representantes do mundo cultural; W.A.Mozart dava concertos na sala de cerimônias do Castelo e F.Schiller trabalhou como dramaturgo no Teatro Nacional de Mannheim.

Em Mannheim e Ludwigshafen se encontram mais de 18 teatros, com destaque para o Teatro Nacional, palco de peças teatrais e óperas. Também existem museus para todos os gostos, por exemplo o Museu Técnico de Baden-Württemberg, diversos museus de Arte e História e um planetário. A oferta de Associações Esportivas também é grande, sendo possível praticar quase todas as modalidades, do hockey sobre o gelo até a esgrima. Para o descanso se encontram o bosque Odenwald a leste e a Pfälzerwald (Floresta do Palatinado) à oeste, ambos a 30 minutos da cidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário